Nos últimos dois anos, o design dos smartphones teve muitas mudanças e várias tendências deram as caras: os frames grossos deram lugar as bordas finas; a parte superior foi substituída até mesmo por entalhes (de todos os tipos) ou com telas com um ‘furo’ para a câmera; outros adotaram um design usando câmeras pop-up ou deslizantes. Mas parece que o próximo passo nesta evolução de design é a câmera por baixo da tela . Alguns fabricantes já patentearam sua própria versão e a Xiaomi é a mais recente fabricante a tê-lo feito.
O anúncio vem das redes sociais oficiais da Xiaomi, mostrando um vídeo do projeto. Confira:
Além disso o diagrama de uma patente da Xiaomi surgiu na internet e mostra um dispositivo com uma câmera selfie na tela. A patente, registrada em novembro de 2018, mas aprovada apenas recentemente, mostra uma câmera atrás da tela junto com um sensor de luminosidade.
Uma tradução aproximada da descrição da patente indica a presença de uma tela secundária abaixo da principal . O sensor de luminosidade funciona com ambas as telas para que a câmera possa ficar visível nos momentos necessários ou invisível quando não estiver em uso. A câmera usaria um monitor duplo como uma espécie de lente para direcionar a luz para o sensor, concentrando-a . É um pouco difícil de explicar porque a descrição está em Chines.
Um pouco mais sobre a tecnologia…
No perfil oficial do Xiang Wang, Vice-presidente da Xiaomi, revelou mais sobre como a tecnologia funciona:
Confira a Tecnologia de Câmera Sob a tela da Xiaomi, que pode ser a melhor solução para uma visualização em tela cheia coexistindo com uma câmera frontal! Quando a câmera selfie é ativada, a área de exibição sobre a lente da câmera se torna transparente em um instante, permitindo que a luz entre. Não é incrível? #InnovationForEveryone
Há rumores de que as câmeras por baixo da tela podem ser a tendência no design de smartphones para o segundo semestre do ano ou, mais provavelmente, para o próximo ano. Algumas semanas atrás, foi relatado que a OPPO apresentará um smartphone com um scanner de impressões digitais sob a tela e uma câmera seguindo a tendência até o final do ano.