Xiaomi Brasil
Notícias de Lançamentos, Preços, onde comprar Xiaomi, acessórios e mais

Tudo o que você precisa saber sobre NFC

0

Hoje em dia, o NFC está se tornando bastante comum graças ao crescimento de sistemas de pagamento on-line como o Android Pay, especialmente quando se trata de dispositivos high-end e até muitos Mid Rangers. A Xiaomi por exemplo possui mais de 21 smartphones com suporte a tecnologia. Você provavelmente já ouviu o termo antes, mas o que é NFC exatamente e como ele funciona?

NFC
N-Mark (Este logotipo especifica que o dispositivo é um dispositivo habilitado para NFC)

Near Field Communication (NFC) é uma tecnologia de rádio de curto alcance baseada em RFID (radio-frequency identification / identificação por radiofrequência) e permite a comunicação entre dispositivos que estão encostados ou são momentaneamente colocados juntos, geralmente não mais do que alguns centímetros. O NFC é uma tecnologia de plataforma aberta, padronizada no fórum NFC e suporta diferentes taxas de transmissão de dados, como 106 kbps, 212 kbps e 424 kbps. Ele configura mais rápido que o Bluetooth. A comunicação também é possível entre um dispositivo NFC e um chip chamado “tag”.

Tudo o que você precisa saber sobre NFC

Tag e Leitor

A comunicação baseada em NFC entre dois dispositivos é possível quando um dispositivo age como leitor/gravador e o outro como uma etiqueta.

Tag: – A Tag é um dispositivo simples fino contendo uma antena e uma pequena quantidade de memória. É um dispositivo passivo, alimentado por campo magnético. Depende do tipo de tag, a memória só pode ser lida, reescrita e gravável uma vez.

NFC - Tag como funciona

Leitor (reader): – O reader é um dispositivo ativo, que gera sinais de rádio para se comunicar com as tags. O leitor alimenta o dispositivo passivo em caso de modo passivo de comunicação.

Tudo o que você precisa saber sobre NFC

Modos do NFC

1. Modos de comunicação: – Os dispositivos NFC suportam dois modos de comunicação.

  • Ativo: – Neste modo, o alvo e os dispositivos iniciadores possuem fontes de alimentação e podem se comunicar entre si por transmissão de sinal alternativo.
  • Passivo: – Neste modo, o dispositivo iniciador gera sinais de rádio e o dispositivo alvo é alimentado por este campo eletromagnético, o dispositivo alvo responde ao iniciador modulando o campo eletromagnético existente.

2. Modos de operação: – Os dispositivos NFC podem operar em três modos diferentes com base nos padrões de cartões inteligentes sem contato ISO/IEC 18092, NFC IP-1 e ISO/IEC 14443.

  • Leitura/Gravação: – Neste modo, o telefone habilitado para a tecnologia pode ler ou gravar dados em qualquer um dos tipos de tag suportados em um formato de dados NFC padrão.
  • Peer to Peer: – Neste modo, dois dispositivos habilitados para NFC podem trocar dados. Por exemplo, você pode compartilhar parâmetros de configuração do link Bluetooth ou WiFi para iniciar um link Bluetooth ou WiFi. Você também pode transferir dados, como cartões de visita virtuais ou fotos digitais. O modo Peer to Peer é padronizado no padrão ISO/IEC 18092.

Nota: A implementação Symbian para NFC atualmente suporta iniciação do link Bluetooth, enquanto WiFi não é suportado ainda. Além disso, a implementação java para a tecnologia não suporta esse modo de operação.

  • Emulação de Cartão: – Um smartphone habilitado para NFC atua como leitor quando em contato com tags. Neste modo, o smartphone pode atuar como uma tag ou cartão de contato para leitores existentes.

Observação: A implementação do Symbian e java para o NFC atualmente não suporta este modo de operação.

Algumas aplicações do NFC

1. Transações de contato-pagamento: – Um smartphone habilitado para NFC pode ser usado em um aplicativo de pagamento como um cartão de crédito para fazer pagamentos. Para pagar, o usuário deve encostar o terminal de pagamento com o smartphone. O smartphone habilitado para NFC funciona como um cartão de crédito (cartão de crédito baseado em chip) no terminal de pagamento (leitor).

2. Intercâmbio de dados-compartilhamento:– Para os dispositivos habilitados para NFC, eles podem compartilhar informações do cartão de visita, contatos, arquivos, etc. As informações são compartilhadas no formato de dados NFC reconhecido por ambos os dispositivos.

3. Serviço de inicialização-Smart Poster: – É um exemplo da iniciação do serviço onde as etiquetas de NFC são colocadas atrás do poster do filme cada HotSpot. Cada tag contem uma parte de dados no formato de dados de NFC como um poster intligente. Quando um smartphone NFC habilitado toca uma marca ou hotspot no poster, a informação na tag é lido pelo smartphone, dependendo do tipo de informação lida, o smartphone NFC pode iniciar um streaming de vídeo, abrir um navegador da Web ou perguntar ao usuário se ele quer fazer uma chamada telefônica.

4. Ticketing: – Um dispositivo habilitado para NFC pode substituir um cartão de viagem ou um bilhete/ingresso. O usuário pode reabastecer os ingressos pagando e encostando na máquina de tickets.

NFC - Tudo o que você precisa saber sobre

As outras aplicações de uso consistem na leitura através da sua câmera trazendo o mais perto da impressora, no código de barras, acenando seu telefone com NFC habilitado, carregamento de uma pré-configuração de um determinado perfil com um toque, pagamento seguro e etc.

Conclusão: – NFC está se consolidando cada vez mais. A base foi estabelecida para grandes possibilidades de expansão. Ele esta reinventando o futuro! As possibilidades são tão amplas como a imaginação!

 

0 Promoções banggood