Olá Mi fãs, este post é para mante-los informados de algo que foi anunciado hoje pela manhã através do perfil oficial do Hugo Barra no Facebook e nisso replicado em dezenas de grandes portais de tecnlogia, a saída do brasileiro Hugo do comando global da Xiaomi!

É isto mesmo, infelizmente o Brasil perde um grande ‘representante’ por dentro da Xiaomi, o Hugo Barra fez um pronunciamento no seu perfil para anunciar a saída, confira a tradução e o post original na integra logo abaixo:

OBRIGADO POR ESTES 3 ANOS E MEIO INCRÍVEIS, MEUS FÃS – Quando Lei Jun e Bin Lin vieram à mim quase quatro anos atrás com a oportunidade de ajudar a transformar essa empresa jovem em um jogador global, embarque no que tem sido a maior e mais desafiadora aventura da minha vida e eu me mudei para Pequim, cerca de 6.500 milhas longe da minha zona de conforto no Vale do Silício, para formar do zero uma equipe de startup para uma das maiores. Esta jornada tem sido nada mais nada menos do que espetacular em todos os sentidos, e posso dizer com orgulho que a Xiaomi Global é o primeiro bebê que ajudei a trazer ao mundo 🙂

Mas o que eu percebi é que nesses últimos de convivência em um ambiente tão singular tomaram um grande pedaço da minha minha vida e começou a afetar minha saúde. Meus amigos, o que eu considero ser minha casa e minha vida esta de volta ao Vale do Silício, que também esta muito perto da minha família. Vendo o quanto eu deixei para trás nestes últimos anos, esta claro para mim que chegou a hora de voltar.

Pensando nisso no final do ano passado, eu concluí que a Xiaomi esta em um bom lugar em sua caminhada para expansão global e se tem um momento certo para voltar pra casa esse momento é agora – enquanto eu posso confiantemente dizer que o nosso negócio global já não é apenas uma start-up em casa. Nós transformamos a Índia de um sonho no maior mercado internacional da Xiaomi, com U$ 1 bilhão em faturamento anual, mais rápido do que qualquer outra empresa na história da Índia. Nós expandimos para Indonésia, Singapura, Malásia e recentemente para 20 outros mercados, incluindo a Rússia, México e Polônia. Nós nos juntamos com o Google para lançar o nosso primeiro produto oficial nos EUA, e com nossa estréia bem sucedida na CES 2017, onde ganhamos 3 premiações de prestígio, o mundo agora vê que a Xiaomi é um jogador global que muda a indústria de tecnologia através da nossa simples promessa de trazer inovação para todos.

Mais importante ainda, temos agora uma equipe com algumas pessoas mais notáveis e entusiastas que já trabalhei e deixar todos para trás é sem dúvida a parte mais difícil de fazer. Ao mesmo tempo, sei que vou deixa-los em boas mãos. A Xiaomi agora conta com uma equipe executiva forte e globalizada que continuará a impulsionar o momento em que começamos juntos.

Quero agradecer aos fundadores da Xiaomi e particularmente ao nosso CEO Lei Jun, que tem sido mais que um mentor, um amigo. Tem sido uma missão edificante trabalhar com um homem cuja a visão esta focada no papel que a tecnologia desempenha em todas as nossas vidas, e o papel da indústria Chinesa de tecnologia desempenha no mundo. Como um amigo e acionista da empresa, sinto-me honrado por ter sido muito favorável à minha transição e me pediu para continuar a ser um conselheiro da Xiaomi por tempo indeterminado, à medida que continuamos a aumentar o nosso alcance em todo o mundo.

Para mim, como muitas pessoas na China, o festival da primavera traz um novo começo e eu estarei a deixando meu cargo na Xiaomi em fevereiro, após o Ano Novo Chines. Vou tirar um tempo muito necessário antes de embarcar em uma nova aventura de volta no Vale do Silício.

Aos meus colegas da Xiaomi na China e na Índia: enquanto eu deixo nossa casa em Pequim e Bangalore, tenham certeza que continuarei sendo um leal e grato mi fan. Vou estar diligentemente acompanhando e torcendo por todos vocês! E claro, uma mensagem especial de saída para todos os meus fãs ao redor do mundo, que ganharam meu coração para sempre!
Mantenham contato pessoal 🙂
Hugo

Hugo Barra deixará Xiaomi…

THANKS FOR A GREAT 3.5 YEARS, MI FANS — When Lei Jun and Bin Lin came to me nearly four years ago with the opportunity…
Publicado por Hugo Barra em Domingo, 22 de janeiro de 2017

Agora a dúvida que resta é saber se a Xiaomi retomará essa sua jornada de expansão global de forma ainda mais agressiva, principalmente levando em consideração que estamos prestes a ter o anuncio de um dos smartphones mais esperados do ano, o Xiaomi Mi6.

Qualquer novidade trago para vocês, até mais mi fãs!